sexta-feira, 17 de julho de 2009

HUMANOS E IMPERFEITOS

Não é fácil ficar calado quando alguém aponta os nossos defeitos. Rapidinho encontramos um jeito de desmerecer o que ouvimos. Ninguém gosta de ser imperfeito. Mas todos nós somos! E por que agimos assim? Queremos consertar o mundo, mas esquecemos do nosso mundo interior. Ainda não entendemos que a mudança começa em nós. Como é bom quando alguém descobre uma rachadura na casa a tempo de providenciar o conserto. Triste seria ver a casa inteira desmoronar por culpa de uma simples fratura. A pessoa que se permite “consertar” sempre sai ganhando. Quem aponta os nossos defeitos também não é perfeito, mas está em condições melhores do que nós para indicar uma saída.
Já imaginou se um escorpião estivesse andando em suas costas? Você só se livraria dele se alguém reparasse e tirasse o bicho de lá. Como eu posso me livrar dos meus defeitos, então? Permitindo que o outro os perceba, me aponte e indique a solução! Gastamos rios de dinheiro com livros de auto-ajuda, consultas com psicólogos e não nos damos conta que as pessoas ao nosso redor podem nos indicar com segurança que caminho trilhar. O outro é um mapa. Eu sou apenas o caminho.
Para vivermos esta realidade precisamos deixar de lado o nosso orgulho. Quem disse que precisamos acertar sempre? Onde está escrito que a perfeição existe? Ninguém é tão puro que nunca precise receber uma correção. Deixar-se corrigir é questão de maturidade. Triste mesmo é viver com a idéia de superioridade, considerando inútil outros pontos de vista senão os meus. Não sou dono da verdade e a verdade não gosta de pessoas imutáveis. Só não muda quem não faz nada e quem não faz nada não tem espaço para crescer.
Nosso espelho pode está nos traindo. A maneira como nos enxergamos é bem diferente daquela que os outros nos vê. Talvez eu não seja tudo aquilo que julgue ser. Ou talvez seja bem mais do que acredito. Quando olho demais para mim deixo de vê meus defeitos por considerar-me infalível. Se permito ser avaliado de vez em quando, posso questionar minhas verdades e vê que muita coisa não tem sentido. Mudar quando dá é sabedoria. Viver a mercê da opinião dos outros é burrice.
Somos assim: humanos e imperfeitos. Carentes de conserto, vivemos o tempo inteiro escondendo nossas imperfeições para não irmos parar na assistência técnica do próximo. Todos nós temos um prazo de garantia e como é triste saber que muitos perdem a garantia por não terem utilizado seus serviços quando poderiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário